
Manifesto
Mulher de luta, toda a vida!
O resultado das eleições, em 2022, nos trouxe alegria e esperança como há muito tempo não tínhamos. A vitória do companheiro Marquito para Deputado fez soltar o grito que estava entalado na garganta, com a condução da nossa primeira suplente, Tânia Ramos, à Câmara Municipal.
Diante disso, vimos crescer, ao longo de 2023, a luta do nosso povo, que ansiava por uma liderança no parlamento municipal. Povo negro, de Axé, da cultura, do serviço público, das comunidades tantas vezes esquecidas. Sentimo-nos representadas/os.

A presença de uma mulher negra, periférica e de luta dentro de um espaço majoritariamente ocupado pelo patriarcado - homens brancos, héteros e machistas - chocou a cidade. Para nós, de forma positiva e gratificante. Para os conservadores/as foi difícil assimilar o “choque”.



E Tânia chegou, chegando, mostrando para o que veio! Tomou posse como nenhum outro parlamentar. Avisou que não seria calada. Enfatizou que a Casa do Povo seria, realmente, do povo. Garantiu que a Câmara receberia, cotidianamente, o povo preto e de Axé, população em situação de rua e trabalhadoras/es. E cumpriu!
Cumpriu linda e competentemente seu papel no parlamento. Foi gigante!

Esteve na luta em vários setores: saúde, educação, cultura, moradia, serviço público, meio ambiente, entre outros. Priorizou os menos favorecidos. Denunciou, pediu explicações às autoridades, criou projetos, exigiu reparos, acolheu quem necessitava de colo, chorou e enxugou lágrimas. Teve muita sabedoria para driblar os reveses.
Tânia fez o que muitos nem pensaram em fazer: colocou na Câmara, juntos, no mesmo espaço, a academia e a população em situação de rua.


Em 2024, as lutas intensificaram. Ano eleitoral e os governos da direita – estadual e municipal, continuaram apertando. Aumentaram ataques a trabalhadoras/es, impuseram políticas de repressão ao povo pobre e periférico, abriram mais espaços às elites. E Tânia resistindo!
Não nos restam dúvidas de que ela é necessária na Câmara. Queremos que Tânia continue a luta, com cada vez mais força e garra. Assinamos embaixo desse trabalho admirável.
